ORKUT E HEMOFILIA

Share:
O Orkut E Sua História Com A Hemofilia
                     Comunidades



"Febre" entre os brasileiros na última década, o Orkut foi parte também na história da hemofilia no Brasil e talvez no mundo, mas agora chega ao fim. Nesta terça-feira, 30 de outubro para tristeza de muitos internautas, o Orkut encerra suas atividades. As comunidades que atraiam pessoas com os mais variados interesses, atraiu também pessoas hemofílicas e seus famíliares, com objetivo de trocar informações, se auto-ajudaresm e apoiarem. As comunidadeso Orkut em geral    foram um sucesso, e  tinha comunidade pra todos os gostos. O Orkut foi criado em janeiro de 2004 e em setembro daquele mesmo ano surgiu a primeira comunidade de hemofilia, Hemofilia Brasil. No ano seguinte nasceria a segunda comunidade, "Hemofilia". Outras comunidade viriam, como "Crianças Com Hemofilia", "Hemofilia Vida" e algumas outras.

Mas a comunidade "Hemofilia" foi a que se consolidou,chegando a ter quase 1000 membros, era atuante e mobilizava a luta por melhorias no tratamento da hemofilia no Brasil e dos direitos dos Hemofílicos, uniu pessoas ligadas ao meio hemofílico de norte a sul do Brasil.

Em 2004 nascia também o projeto que levaria a criação um ano depois de Hemofilia News Blog. "Eu acreditava que as coisas só melhoram com a união de todos, que todos deveriam fazer sua parte, ainda que pequena". "Buscava ter uma convivência positiva com a hemofilia, apesar de tudo, vivíamos tempos em que o tratamento era precário, embora as coisas começassem a mudar, ainda assim, defendia que a hemofilia não impedia uma vida feliz".

O principal problema era o desconhecimento, a falta de informação, as dúvidas de como criar uma criança hemofílica. Os pais tinham uma ansiedade, um medo, devido a ignorância total em relação a hemofilia, e na Internet, havia pouca coisa e muita informação errada. Na comunidade encontraram uma verdadeira família. Hemofilia News seguiu a linha de suprir essas lacunas, inspirado na comunidade. Daí o Diário de Um Hemofílico de Bem Com A Vida no blog. 


Em 2008, uma grande crise de falta de fator, quase um ano sem fator, a Tânia Pietrobeli era já presidente da FBH. E a força das redes sociais foi vista em sua plenitude. A mobilização foi enorme e a Federação Brasileira de Hemofilia, nunca esteve tão próxima das pessoas como naquele momento a interação foi fantástica. O extinto MSN também foi fenomenal, o Breno Gabai organizou uma reunião On Line, reuniu umas 60 pessoas, pouco, mas emblemático.


As comunidades sobre hemofilia cresceram e a atuação e participação popular seguiram nessa linha. Grandes amizades surgiram ali. Em 2007 foi criada a Comunidade Hemofilia De Bem Com A Vida, comunidade do blog Hemofilia News. 


O Orkut passou a fazer parte da vida de muitos pais e mães, que encontravam outros como eles onde trocavam conhecimento e se apoiavam mutuamente, nós fizemos irmãos virtuais e de sangue. 


Criado como concorrente do Orkut, o Facebook, a princípio pareceu que não iria chegar nem perto da rede social da Google, como várias outras que tentaram e fracassaram. Mas com o tempo o Facebook começou a crescer. E em 2011, ultrapassou o Orkut. Ao fim daquele ano não estava nem entro o TOP 10 das redes sociais. 


"No ano de 2010, criei meu perfil no Face, mas praticamente não me animei no começo com ele, continuei firme no Orkut, as comunidades de hemofilia ainda bombaram por mais uns 2 ou 3 anos."


No ano de 2011, viajando, na cidade do Rio de Janeiro, foi criado o grupo, "Hemofilia News, comunidade do blog", com objetivo de absorver os que migraram do Orkut para o Face das comunidades de Hemofilia e usar o potencial da nova rede social. Depois, quando uma mãe chamou o grupo de Hemofamília, nome que passou a ser sinônimo.




Em 2012 praticamente o Orkut começou a morrer, mesmo mantendo conta nas duas redes sociais, a maioria entrava cada vez menos no Orkut. E alguns começaram a prever sua morte. 

Ontem, finalmente a crônica de uma morte anunciada aconteceu.




Mas se você foi um dos que viveu essa era Orkut, suas fotos, perfil, dados e contatos podem ser preservados, basta baixa-las na ferramenta que a Google criou para isso.




 Hemofilia News Resgatou às Comunidades de Hemofilia do Orkut, 
elas estão disponíveis em link em nossas páginas Web.



ACESSE ÀS COMUNIDADES
LIGADAS À HEMATOLOGIA E 
À HEMOFILIA:



HEMOCE

HEMOBA


HEMOCENTRO
SANTA CASA SP

HEMATOLOGIA 
VETERINÁRIA

HEMOSC



HEMOFÍLICOS 
NO BRASIL


HEMOFILIA



O Google cumpriu o que prometeu quando anunciou a morte do Orkut, em junho, e colocou no ar uma espécie de museu que reúne informações postadas na rede social.
Quem acessar orkut.com a partir desta terça-feira, 30, se deparará com o Arquivo de Comunidades do Orkut, em que está listadas todas as comunidades que permaneceram públicas até a desativação do site.
De acordo com o Google, o arquivo reúne 51 milhões de comunidades, com 120 milhões de tópicos que geraram mais de 1 bilhão de interações.
É possível procurar comunidades por nome através de um menu em ordem alfabética. Ficam visíveis a descrição e o fórum de cada uma - inclusive com as conversas.
Caso você não queira que suas informações apareçam ali, basta excluir o Orkut de sua conta no Google, o que pode ser feito a qualquer momento (veja aqui).

 A rede social iniciou a trajetória de milhões de usuários na Internet, principalmente de brasileiros, que começaram a conhecer a web por meio da ferramenta. Com o passar dos anos, o Orkut perdeu espaço para o Facebook, mas milhões de usuários se lembrarão dos depoimentos, scraps e como Febre' entre os brasileiros na última década, o Orkut chega ao fim nesta terça-feira para tristeza de muitos internautas.

O Orkut foi criado e janeiro de 2004 nos Estados Unidos, e cresceu rapidamente, e o Brasil chegou a ter mais usuários até mesmo que o país do Tio Sam. 


 

Leia mais:

Acesse também o arquivo das comunidades 
ligadas à hemofilia e aos hemocentros brasileiro





_______________________________